Gerenciamento de trabalhos de impressão

A Xerox Nuvera pode ser operada de forma que os trabalhos recebidos permaneçam retidos até que o operador os recupere no sistema e aplique a programação do trabalho antes de enviá-los para impressão.

Em um sistema Xerox Nuvera, esse fluxo de trabalho normalmente é executado por uma fila ou em um local da máquina onde os trabalhos permanecerão alinhados para processamento posterior por um operador. Os sistemas com a licença Pacote de Produtividade ativada, possuem mais de uma fila a ser definida para diferentes status de trabalhos. Para os sistemas Xerox Nuvera que não possuem a licença Pacote de Produtividade ativada, há apenas uma fila, e todos os trabalhos que chegam simplesmente passam e são processados e concluídos. Entretanto, você pode gerenciar trabalhos de impressão de forma semelhante a uma fila de retenção tradicional usando a função Não liberar. Clique com o botão direito do mouse na fila e selecione [Não liberar trabalhos] para impedir que os trabalhos sejam processados ou para reter trabalhos até que cada um seja liberado para impressão.

Este é um fluxo de trabalho útil a seguir, pois o navegador e o driver cliente oferecem apenas um subconjunto dos recursos disponíveis no sistema atual. Além disso, pode ser que você queira reter trabalhos até um determinado horário do expediente; por exemplo, os trabalhos grandes que precisam de mais tempo e recursos de papel para serem processados.

Observação

Observação: Os trabalhos que foram enviados para a fila Não liberar e que estão pendentes são exibidos na lista de trabalhos inativos do Gerenciador de trabalhos com o status de trabalho Retido pela fila. A lista de trabalhos inativos identifica os trabalhos como Inelegível, Retido pelo usuário, Retido pelo operador, Retido pela fila e Falha. Os trabalhos na lista de trabalhos inativos podem ser classificados por Status para facilitar a identificação e o acesso aos trabalhos retidos.

Para gerenciar vários trabalhos enviados de um cliente

  1. Coloque a Xerox Nuvera no status Não liberar trabalho ou crie uma fila Reter.
  2. Quaisquer trabalhos enviados a ela irão para a lista Trabalhos ativos.
  3. De um aplicativo cliente, envie trabalhos para a Xerox Nuvera ou envie-os para uma fila Reter.
  4. No Gerenciador de trabalhos, localize o trabalho que acabou de enviar ao sistema.
  5. Clique com o botão direito do mouse em cada trabalho e selecione Propriedades. Escolha outras opções de programação do trabalho.
  6. Quando estiver satisfeito com suas configurações, selecione Imprimir e, se necessário, selecione Liberar trabalhos.

Controles básicos de gerenciamento de trabalhos

Veja a seguir uma descrição básica do que esperar ao aplicar um controle de gerenciamento a um trabalho. Para obter mais detalhes sobre cada controle, consulte o sistema de Ajuda on-line na Xerox Nuvera.

Nome do controle

Efeito no trabalho

Quando/Por que devo utilizar este controle?

Prova

Permite verificar se as seleções de programação do trabalho estão corretas pela execução de uma cópia.

Você precisa fazer muitas cópias de um trabalho, mas não tem certeza dos atributos selecionados. Assim que o trabalho for revisado, você poderá liberá-lo para impressão da lista de Trabalhos inativos.

Imprimir agora

Move o trabalho na frente de todos os trabalhos da fila de impressão.

Use este controle quando um trabalho de impressão tiver alta prioridade.

Excluir

Pára o processamento ativo do trabalho, impede novos processamentos e recupera quaisquer recursos do sistema retidos pelo trabalho. O trabalho não será adicionado à lista de Trabalhos concluídos.

Observação

Observação: Ao excluir um trabalho, o sistema removerá por completo o trabalho escolhido. Como resultado, você não terá mais acesso aos componentes do trabalho, inclusive aos seus atributos, imagens e outros recursos. Se você desejar executar o trabalho posteriormente, escolha Cancelar.

 

Para impedir o processamento de trabalhos indesejados e recuperar recursos do sistema para outro processamento de trabalho.

Reter

Impede qualquer processamento do trabalho até que ele seja liberado.

Observação

Observação: Se um trabalho retido for liberado, seu processamento prosseguirá, mas faça isso desde o início do trabalho.

 

Para recuperar os recursos do sistema usados no processamento do trabalho, permitindo prosseguir com o próximo trabalho programado.

Liberar

Reativa trabalhos retidos, com falha e pendentes.

Observação

Observação: Se um trabalho retido for liberado, seu processamento prosseguirá, mas faça isso desde o início do trabalho.

Após a conclusão do processamento de todos os trabalhos que você precisou executar após retê-lo.

Cancelar

Pára o processamento ativo do trabalho, impede novos processamentos e recupera quaisquer recursos do sistema retidos pelo trabalho.

Para impedir o processamento de trabalhos indesejados e recuperar recursos do sistema para outro processamento de trabalho.

Promover

Permite elevar a posição de um trabalho ou conjunto de trabalhos pendentes na lista de trabalhos ativos.

Há mais de um trabalho pendente na lista de trabalhos ativos e você precisa começar a processar um trabalho imediatamente.

Mover

Permite mover o trabalho para outra fila.

Quando for necessário ter a flexibilidade de mover trabalhos entre filas.

Copiar

Permite copiar um trabalho salvo para um CD ou copiar trabalhos salvos (configurado para reter PDL) listados na guia Concluído para uma fila.

Quando você precisar copiar um trabalho enquanto retém o trabalho original e a programação.

Encaminhar

Permite enviar trabalhos a uma impressora diferente.

Após enviar trabalhos ao sistema, sem saber que ele não está no início da fila, se a fila for longa demais ou sempre que você desejar encaminhar o trabalho a outro sistema.

Visualizar e Visualizar intervalo

Permite a exibição de uma imagem prévia do trabalho de impressão antes de imprimi-lo de fato.

Após enviar trabalhos ao sistema, se desejar verificar visualmente se um determinado trabalho foi corretamente configurado, se está centralizado na página, se recebeu os ajustes de qualidade de imagem corretos, etc. Consulte o sistema de Ajuda on-line para obter detalhes sobre este controle da interface do usuário.