Utilização do Módulo de acabamento básico (MAB)

O Módulo de acabamento básico (MAB) é um empilhador de alta capacidade desenvolvido para alcear e empilhar até 3.000 folhas (papel de 20 lb ou equivalente) e grampear até 100 folhas de 75 g/m² (20 lb).

Selecionar o módulo de acabamento MAB ou MAB Plus como o dispositivo de saída.

  1. Selecione a guia Saída em uma janela Trabalho ou Propriedades da fila.
  2. Selecione [Grampeamento/Acabamento: Local de saída].
  3. Selecione [Módulo de acabamento 'X'].
  4. Selecione:
    -Especificado pelo sistema
    -Troca automática
    -Empilhador principal
    -Bandeja superior

Definir as configurações do empilhador e outros ajustes que afetam o MAB

Há diversos fatores que podem impactar a qualidade de empilhamento e a produtividade geral do MAB, como minimizar a curvatura do papel, definir os limites de empilhamento, melhorar a taxa de atolamento e usar a bandeja para formato variável para obter melhor registro. A seguir encontra-se uma descrição de como assegurar a qualidade da saída e melhorar a produtividade geral.

 

Ativar/Desativar a permanência automática de imagem para todas as gramaturas de material

A Xerox Nuvera foi projetada para otimizar o desempenho da fusão em toda a faixa suportada de tipos e gramaturas de papel. O MAB utiliza a gramatura do papel programada ao colocar papel para otimizar o registro e a compilação. Ative a seleção de AIP em [Sistema: Diagnósticos do usuário] para obter a melhor temperatura de fusão e minimizar a curvatura na saída empilhada.

 

Definir os limites do empilhador do MAB

Uma vez que o MAB pode empilhar até 3.000 folhas, é aconselhável definir o limite de empilhamento para um tamanho de pilha mais confortável e não tão grande e pesado para levantar ou transportar. Definir um limite manejável também ajuda a evitar a curvatura do papel que pode ocorrer em uma pilha grande, eliminando a necessidade de intervenção do operador.

O MAB detecta quando o empilhador está quase atingindo seu limite e automaticamente programa um descarregamento quando o próximo jogo está completo. Se o sistema tiver dois MABs e um ficar cheio, o sistema automaticamente muda para o segundo MAB.

Siga as etapas abaixo para definir os limites exclusivos para cada empilhador no sistema.

  1. Selecione [Gerenciador de impressão: guia Empilhamento].
  2. Clique com o botão direito do mouse em um dos dispositivos de acabamento e selecione <Limites do empilhador]. A janela Limites do empilhador é exibida.
  3. Defina os limites de empilhamento para cada empilhador disponível no sistema:
  4. Empilhador principal: Este campo identifica o número de folhas, sem exceder na determinação, ao descarregar o empilhador principal do MAB. Selecione de 200 a 3.000 folhas.

    Capacidade do separador: Este campo identifica o número de folhas que podem ser compiladas no compilador principal do MAB somente para jogos não acabados. Essa função permite controlar o número de folhas a compilar antes de serem colocadas na pilha. Selecione de 15 a 100 folhas (papel de 20 lb).

    Se você deixar esse campo em branco, o Separador automatizado começará a funcionar. O sistema calcula automaticamente a espessura do jogo não acabado no compilador antes dos jogos serem colocados na pilha. O sistema utiliza a menor configuração manual ou automática. O separador está definido como 100 na instalação.

    Ajuste a configuração do Separador para:
    - Ajudar a reduzir a curvatura excessiva nas folhas (inferior à configuração)
    - Gerenciar materiais especiais, como material revestido
    - Aprimorar o empilhamento de alguns papéis (inferior à configuração)
    - Melhorar a taxa de atolamento de papéis de alta gramatura
    - Reduzir a ocorrência de falhas do BFM e o número folhas desperdiçadas no compilador (inferior à configuração)
    - Melhorar os trabalhos com problema reduzindo para 35 (se a configuração for 35 e o trabalho tiver 37 folhas, aumente para 37 ou mais)
Observação

Observação: Ao executar jogos grampeados menores (15 folhas ou menos), limite a quantidade para no máximo 100. Descarregue o empilhador após finalizar cada quantidade.

Valores de registro do MAB

O registro do papel no MAB é impactado pela curvatura. Siga as etapas abaixo para melhorar a qualidade de registro do papel no MAB para cada MAB no sistema. No entanto, é recomendável que você primeiro resolva os problemas de curvatura com o eliminador de curvatura do mecanismo de impressão ou, se disponível, a configuração do Módulo de aperfeiçoamento de folhas (consulte Ajustar o eliminador de curvatura) antes de ativar essa função.

  1. Selecione [Gerenciador de impressão: guia Empilhamento].
  2. Clique com o botão direito do mouse em um dos dispositivos de acabamento e selecione <Limites do empilhador]. A janela Limites do empilhador é exibida.
  3. Marque uma das seguintes caixas de seleção na área Qualidade de registro do jogo da janela
    Aperfeiçoe o registro do jogo:
    Se as folhas que saem do mecanismo de impressão tiverem uma quantidade excessiva de curvatura para cima, para evitar que o MAB empurre as folhas pela borda de ataque na posição de registro, marque essa caixa de seleção. Essa seleção ativa e abaixa o arrastador no MAB, o qual aplica pressão no centro de um jogo de trabalho com 2 grampos, minimizando a quantidade de rugas ou dobras entre os grampos. Ela também ajuda a empurrar as folhas para a porta do registro. Além de aperfeiçoar o registro do jogo, essa função ajuda a reduzir atolamentos.

    Aperfeiçoar o registro de páginas iniciais dentro do jogo:
    Marque essa caixa de seleção se estiver ocorrendo atolamentos e curvatura do papel nos jogos. O sistema desativa o isolamento entre os jogos. Enquanto o registro do material é aperfeiçoado, a produtividade será impactada. O sistema pula uma série de pitches até que o compilador esteja pronto para aceitar novas folhas.

Uso da bandeja para formatos variáveis

Se a curvatura persistir na saída empilhada e você desejar aperfeiçoar mais a qualidade de empilhamento, instale a Bandeja para formato variável na bandeja do empilhador. A Bandeja para formato variável está disponível no kit do cliente para todos os MABs e pode ser instalada e removida pelo cliente. Ela foi projetada para aprimorar o empilhamento do material na bandeja aperfeiçoando o nivelamento das folhas. Se estiverem ocorrendo descarregamentos adiantados, atolamentos, curvatura ou empilhamento deficiente, use essa função para papel inferior a 140 g/m² somente depois de tentar os ajustes padrão de eliminação de curvatura. Lembre-se de que alguns papéis serão melhor executados sem a bandeja instalada, especialmente se não houver curvatura. Não utilize essa função para material superior a 140 g/m².

Para instalar a bandeja para formato variável:

  1. Retire lentamente a bandeja do elevador no MAB.
  2. Coloque a bandeja para formato variável na bandeja do elevador MAB. Ela cairá diretamente na bandeja do elevador quando estiver na posição descarregada.
  3. Empurre cuidadosamente a bandeja do elevador de volta para o MAB tendo o cuidado para não danificar o atuador à direita da bandeja.

Para remover a bandeja para formato variável:

  1. Retire lentamente a bandeja do elevador no MAB.
  2. Esvazie o empilhador, se necessário.
  3. Levante a bandeja para formato variável da bandeja do elevador.
  4. Empurre a bandeja do elevador de volta ao MAB.

Para esvaziar o material da bandeja de formato variável:

  1. Retire lentamente a bandeja do elevador no MAB tendo o cuidado para não interferir na pilha.
  2. Só esvazie no máximo duas (2) resmas de material por vez, tendo o cuidado de manter a integridade da pilha
  3. Para as últimas duas resmas deslize seus dedos sob os recortes do grampo à direita da bandeja.
  4. Deslize as suas mãos de volta para a pilha média, levante e remova o material.
  5. Feche a bandeja do elevador.

 

Explore os links abaixo para aprender todas as maneiras de utilizar o MAB.

Entrega de jogos de documentos ao empilhador

Utilização da opção Deslocar para organizar documentos em uma pilha

Substituição dos cartuchos de grampos

Eliminação de atolamentos de grampos

Eliminação de atolamentos de papel

Descarregar o empilhador